

Psicoterapia no Processo de Adoção
O atendimento psicológico no processo de adoção tem como objetivo apoiar as famílias e os adotandos, ajudando a lidar com as emoções, expectativas e desafios que surgem durante esse processo. Ele ocorre em várias etapas:
Apoio durante a espera: Durante o período em que aguardam o processo de adoção, as famílias podem ser acompanhadas para lidar com a ansiedade, as expectativas e as questões emocionais relacionadas à chegada da criança e/ou adolescente.
Apoio durante a adaptação: Quando o filho (a) chega, o psicólogo pode ajudar tanto a criança/ adolescente, quanto a família a lidar com a adaptação. Isso envolve trabalhar o vínculo afetivo, ajudar a criança/adolescente a se ajustar ao novo ambiente e apoiar a família nas questões emocionais e comportamentais que surgem.
Apoio pós-adoção: Mesmo depois da adoção formalizada, o acompanhamento psicológico pode continuar oferecendo apoio para resolver possíveis conflitos, dificuldades de relacionamento ou questões emocionais que possam surgir à medida que seu filho (a) cresce e se desenvolve.
O atendimento psicológico no processo de adoção busca ajudar tanto a criança/ adolescente quanto os pais a se adaptarem a essa nova realidade, promovendo um ambiente seguro e saudável para o vínculo afetivo.